Aplicações com a baropodometria
O exame de baropodometria é feito por uma plataforma de pressão chamada baropodômetro e com ele é possível fazer diversas analises de diversas maneiras. Esse exame é respaldado por muitos estudos e com o tempo sempre são descobertas novas funcionalidades e analises que podem ser feita, pois sua aplicação passa por várias profissões e objetivos.
Com as analises feitas da pressão do pé é possível identificar fatores que causam alguma patologia no paciente, ou até mesmo identificar patologias já existentes, como a metatarsalgia, o esporão de calcâneo, entre outros. Esses dados podem ser usados também para analises de pré e pós-operatório, fasciste plantar e até mesmo questões neurológicas. Um exemplo que pode identificar isso é a estabilometria, onde é possível quantificar todas as oscilações enquanto o paciente ficou parado sobre a plataforma.
Algumas aplicações com o BaroScan:
– Análise do Movimento Humano
– Postura e equilíbrio: Odontologia, Posturologia, Fisioterapia;
– Protocolo de concussão cerebral;
– Mordida Cruzada, articulação da orelha com a mandíbula;
– Terapias Manuais: Osteopatia, Quiropraxia e outras;
– Órteses, próteses e reabilitação;
– Pés diabéticos: Enfermeiras, cirurgião vascular;
– Esportes e treinamento esportivo: Medicina do esporte, odontologia do esporte, fisioterapia esportiva, podologia esportiva, educação física, fisiologista.
Essas são algumas aplicações que podem ser feitas com base na analise baropodométrica, pois quando o objetivo for analisar a pressão plantar, distribuição de pressão e oscilações do centro de pressão durante o exame, a baropodometria pode contribuir e muito.
São vistas novas aplicações sempre para a baropodometria, apesar de ter ficado mais conhecida a pouco tempo, esse é um exame com base ciêntifica que já auxiliou muitas pessoas e profissionais. A aplicação para fins de confecção de palmilha é muito conhecida, mas não se pode restringir apenas a uma modalidade, com o BaroScan há um universo de possibilidades.